O termo “Facebook” foi o mais utilizado em motores de busca durante o ano de 2011 nos EUA, representando 3,1% de todas as consultas e um crescimento de 46% em relação ao ano anterior, quando o termo também havia sido o mais popular, de acordo com uma análise apresentada em janeiro de 2012 pela Experian Hitwise. Quatro variações do popular site de rede social ficaram entre os dez termos mais utilizados, sendo responsáveis por 4,4% de todas as buscas, um aumento de 24% com relação a 2010. Curiosamente, este é o sexto ano consecutivo em que um termo de pesquisa relacionado a redes sociais está no topo da lista.
O estudo também mostra que o termo “youtube” avançou uma posição no ano a ano, saindo do terceiro lugar verificado em 2010 para o segundo em 2011. Termos relacionados ao YouTube foram responsáveis por quase 1,4% de todas as consultas em 2011, o que representa um aumento de 21% em relação ao ano anterior. “Facebook login” foi o terceiro termo mais procurado em 2011, enquanto “facebook.com” subiu uma posição e agora aparece entre os cinco primeiros.
Termos relacionados ao Google (incluindo o YouTube) foram responsáveis por menos de 1,6% do top 50, crescimento de 27% em relação ao ano anterior, enquanto termos correspondentes ao Yahoo representaram 0,6%, aumento de 15% do ano a ano. “Addicting games,” “amazon.com,” “cnn,” “chase online,” “hotmail,” “lowes,” “pandora,” “twitter,” são alguns termos que entraram para a lista do top 50.
O Facebook foi o site mais visitado dos Estados Unidos pelo segundo ano consecutivo, representando 10,3% de todas as visitas entre janeiro e novembro de 2011, aumento de 15% em relação a 2010. O Google ficou em segundo lugar, concentrando 7,7% das visitas, crescimento de 7% em relação ao ano anterior. No entanto, quando levado em consideração todos os sites de propriedade do Google, a participação do gigante salta para 12%, aumento de 22% em comparação de base anual.
Enquanto isso, YouTube (3,2%), Yahoo! Mail (2,95%) e Yahoo! (2,5%) completam a lista dos sites mais populares. O top 10 foi responsável por 32% de todas as visitas entre janeiro e novembro de 2011, permanecendo estável em comparação a 2010.
De acordo com outra análise publicada em dezembro pela Compete, os 10 domínios mais visitados representam 34% de todas as páginas visualizadas em setembro de 2011, queda de 11% em relação aos 40% verificados em setembro de 2006.